Resumo
Data de defesa: 27-Jul-2010
Esta pesquisa analisou a existência de processos de interação entre as empresas que compõem o mercado de trabalho do educador físico e as Instituições de Ensino Superior (IES), responsáveis pela formação desse educador, bem como analisou a visão dos gestores envolvidos a respeito do relacionamento e das informações sobre a formação acadêmica ideal para atender as necessidades do mercado consumidor. A pesquisa foi de ordem qualitativo-quantitativa, com investigação descritiva. Por meio de uma amostragem aleatória simples, foram selecionadas 25% das academias credenciadas no sistema CREF-DF (n=27), localizadas no Plano Piloto de Brasília (Asas Sul e Norte), e utilizou toda a população de IES do Distrito Federal, que possui o Curso de Educação Física reconhecido pelo MEC (n=9), totalizando 36 gestores estudados. Apesar dos gestores, de modo geral, valorizarem o processo de interação, os resultados apontaram que existem apenas alguns desses processos de interação que são regularmente efetuados, de maneira informal, principalmente através de alguns docentes das IES, não sendo previstos na maior parte dos casos como parte de um planejamento dessas instituições para atingirem algum objetivo específico. Nota-se que, mesmo os gestores do mercado de trabalho e gestores das IES tendo opiniões muito próximas sobre os principais grupos de disciplinas, fatores relevantes no processo de formação acadêmico-profissional e fatores que julguem importantes para uma competente atuação profissional, o resultado final (profissional formado) é visto de maneira distinta quanto a sua preparação, o que justifica, talvez, a importância de maior contato entre a realidade do mercado de trabalho e a formação dos profissionais, contribuindo, assim, com uma formação acadêmica mais eficaz do profissional de Educação Física.