O processo visomotor de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e sua relação com a funcionalidade nas atividades da vida diária
Por Jéssica de Jesus Dutra Lopes (Autor), Tailine Lisboa (Autor), Elaine Carmelita Piucco (Autor), Anilsa Suraia Pedro Gaspar Francisco (Autor), Érico Pereira Gomes Felden (Autor), Thais Silva Beltrame (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a relação entre processamento visomotor e funcionalidade nas Atividades de Vida Diária (AVDs) de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). A amostra foi composta por 52 crianças, 35 crianças com TDC (idade média=7,11 anos) e 17 sem TDC (idade média=7,11 anos). A identificação do TDC foi realizada por meio do Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e do Developmental Coordination Disorder Questionnaire – Brazil (DCDQ BR). Para avaliar a funcionalidade das AVDs, foi utilizado o Developmental Coordination Disorder Daily - Questionnaire (DCDDaily-Q) e o Trail Making Test (TMT-L) para avaliar o processamento visomotor. Não houve diferenças significativas no processamento visomotor entre o grupo com e sem TDC. Ao analisar os escores dos instrumentos, foi possível identificar que crianças com pior desempenho no processamento visomotor apresentaram menor pontuação no DCDQ (r= −0,253; p= 0,010) e no domínio Equilíbrio do MABC-2 (r= −0,336; p= 0,015), e maior pontuação no domínio “escola” da subescala aquisição (r= 0,210; p= 0,048) e no domínio “Lazer” da subescala participação (r= −0,278; p= 0,046) do DCDDaily-Q. Crianças com pior desempenho no processamento visomotor parecem ter maior chance de indicar DCD, pior equilíbrio, diminuição da participação em atividades de lazer e atrasos na aquisição de tarefas escolares. Esses dados permitem avaliações e diagnósticos mais precisos para orientar intervenções tanto no domínio educacional quanto no da saúde.