Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a relação entre processamento visomotor e funcionalidade nas Atividades de Vida Diária (AVDs) de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). A amostra foi composta por 52 crianças, 35 crianças com TDC (idade média=7,11 anos) e 17 sem TDC (idade média=7,11 anos). A identificação do TDC foi realizada por meio do Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e do Developmental Coordination Disorder Questionnaire – Brazil (DCDQ BR). Para avaliar a funcionalidade das AVDs, foi utilizado o Developmental Coordination Disorder Daily - Questionnaire (DCDDaily-Q) e o Trail Making Test (TMT-L) para avaliar o processamento visomotor. Não houve diferenças significativas no processamento visomotor entre o grupo com e sem TDC. Ao analisar os escores dos instrumentos, foi possível identificar que crianças com pior desempenho no processamento visomotor apresentaram menor pontuação no DCDQ (r= −0,253; p= 0,010) e no domínio Equilíbrio do MABC-2 (r= −0,336; p= 0,015), e maior pontuação no domínio “escola” da subescala aquisição (r= 0,210; p= 0,048) e no domínio “Lazer” da subescala participação (r= −0,278; p= 0,046) do DCDDaily-Q. Crianças com pior desempenho no processamento visomotor parecem ter maior chance de indicar DCD, pior equilíbrio, diminuição da participação em atividades de lazer e atrasos na aquisição de tarefas escolares. Esses dados permitem avaliações e diagnósticos mais precisos para orientar intervenções tanto no domínio educacional quanto no da saúde.

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