O Professor de Educação Física Como Mediador do Desenvolvimento Psicomotor em Crianças em Transição
Por Antonio Enrique Campo Peña (Autor), José Gregorio Coba Vides (Autor), Jean Carlos Rosales García (Autor), Fabián Alberto Manga Gamero (Autor), José Francisco Mora Núñez (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 297, 2023.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi dar a conhecer a incidência de licenciados em educação física no desenvolvimento psicomotor em crianças em transição. A população consistiu em 3 professores de uma instituição educacional em Barranquilla (Colômbia), com uma amostra não probabilística intencional. Foi enquadrado numa metodologia descritiva e transacional de design não experimental. Foi utilizado um instrumento do tipo survey com escala de frequência do tipo Likert. Os resultados permitiram reconhecer deficiências na adequação do ensino, na didática e nos aspectos curriculares, bem como a pouca disponibilidade de estratégias adequadas para o ensino da educação física no nível pré-escolar. Portanto, foram propostas estratégias didáticas curriculares voltadas para o ensino adequado de educação física, recreação e esportes na pré-escola especificamente na série de transição, priorizando também a gestão e relevância do professor na área de Educação Física.
Referências
Bernate, J., Fonseca, I., Urrea, P., y Amaya, G. (2019). La educación física y el deporte social para la paz y el posconflicto en Colombia. EmásF: revista digital de educación física, (61), 33-47. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7133736
Betancur, J., López, C., y Arcila, W. (2018). El docente de educación física y sus prácticas pedagógicas. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 14(1), 15-28. https://doi.org/10.17151/rlee.2018.14.1.2
Bores, D., Hortigüela, D., Fernández, F., y González, G. (2020). Research on Cooperative Learning in Physical Education: Systematic Review of the Last Five Years. Research Quarterly for Exercise and Sport, 92, 146-155. https://doi.org/10.1080/02701367.2020.1719276
Campo, A., Campo, E., Coba, J., y Acevedo, A. (2020). Estrategias para la enseñanza de la educación física en búsqueda de la calidad educativa. Revista Científica de FAREM-Estelí. Medio ambiente, tecnología y desarrollo humano, (33), 23-24. https://doi.org/10.5377/farem.v0i33.9606
Clark, L., Johnson, M., y King, L. (2020). Remember the titans: The lived curriculum of Black physical education teacher education scholars in the U.S. Sport, Education and Society, 25(5), 507-517. https://doi.org/10.1080/13573322.2019.1617126
Corredor, O., y Sacker, J. (2018). Perspectiva de la Formación Científica de Docentes en Instituciones de Educación Básica y Media – Barranquilla. Educación y humanismo, 20(34), 156-172. http://dx.doi.org/10.17081/eduhum.20.34.2862
Fitzpatrick, K. (2018). What happened to critical pedagogy in physical education? An analysis of key critical work in the field. European Physical Education Review, 25(4), 1128-1145. https://doi.org/10.1177/1356336X18796530