Resumo

Este  estudo  teve  por  objetivo  analisar  a  inserção  do   profissional de Educação Física na Educação Infantil no  município de Cruz Alta/RS, diante da proposição da Base  Nacional Comum Curricular para esta etapa da educação  básica.   O   estudo   buscou   analisar,   na   perspectiva   da    BNCC,  as  habilidades  e  competências  necessárias  para   o profissional da educação física no campo da educação  infantil;  compreender  as  atribuições  da  educação  física   na  educação  infantil  a  partir  da  BNCC;  realizar  um   mapeamento  do  número  de  profissionais  da  área  que  atuam  nas  escolas  de  educação  infantil  municipais  e   particulares  de  Cruz  Alta;  analisar  a  formação  inicial  e   seu ano de formação do profissional atuante na escola de  educação infantil e verificar as possíveis contribuições da  educação física para essa área. Para a população do estudo,  foi  realizado  um  mapeamento  das  escolas  particulares   e  municipais  da  cidade  de  Cruz  Alta  que  possuem  professores  de  educação  física.  A  amostra  foi  constituída   por  professores  de  11  escolas  municipais  e  7  escolas   particulares  que  aceitaram  participar  do  estudo.  Para  a  coleta de dados foi utilizado um questionário, contendo  questões abertas e fechadas e, como indicadores a escola,  sexo,  idade,    formação,  ano  da  graduação  e  o  tempo  de   atuação na Educação Infantil. Os dados foram analisados  a partir da interpretação das respostas sendo categorizados  e  classificados  em  função  da  inferência  percentual.  Os  resultados   apontaram    esse   professor,   em   sua   grande    maioria constituido por mulheres, jovens, recém formadas  em  um  curso  superior,  atuante  à  um  bom  tempo  na   educação infantil e formadas em pedagogia, licenciatura

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