Resumo
Valemo-nos da pesquisa bibliográfica para atingir o objetivo que norteou esta pesquisa, o profissional que atua na Educação Física Infantil, a respeito de sua atuação, formação e competência. Pretende-se mostrar a importância desse profissional especialista para o desenvolvimento integral da criança. A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, pois, por intermédio de seus conteúdos utilizados de forma lúdica e recreativa e levando-se em conta a cultura corporal, constrói-se o conhecimento. As brincadeiras têm função educativa e por meio delas a criança entra em contato com o mundo, pois estas fazem parte de sua realidade, e isso tudo é fundamental para um bom desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, social, cultural e afetivo; o envolvimento nessas atividades, possibilita o conhecimento de si mesmos, dos outros e do ambiente. A falta de um profissional especializado, que entenda de didática, psicologia e desenvolvimento, pode trazer riscos à saúde das crianças. Entendendo a corporeidade e o lúdico como aspectos fundamentais do processo ensino-aprendizagem, esse profissional deve somar seus conhecimentos específicos da área aos conhecimentos próprios da criança com a qual está trabalhando e proporcionar vivências que tenham finalidades concretas para o seu cotidiano. A Educação Física Infantil deveria objetivar o desenvolvimento global dos alunos procurando torná-los mais criativos, independentes, responsáveis, críticos e conscientes. O professor, com estes conhecimentos como base, poderá elaborar um planejamento de ensino, em que suas aulas terão realmente um significado e uma função para a criança e, assim, estarão mostrando a real importância desta prática de Educação Física como parte indissociável do processo de Educação Infantil.