Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral identificar como os professores de Educação Física se constituíram gestores1 das escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pelotas-RS (gestão 2007-2009). Para responder a estes objetivos foi necessário compreender as relações que permeiam a ação dos professores de Educação Física no exercício da gestão escolar e quais os fatores que os levaram a participar da administração das instituições de ensino. Por isso, recorremos à realização de uma pesquisa qualitativa, em que entrevistamos nove professoras-gestoras de Educação Física (quatro diretoras e cinco vice-diretoras), que estavam na gestão de oito escolas da zona urbana de Pelotas/RS, no período do estudo. Além das entrevistas, foram coletados dados na 5ª Coordenadoria Regional de Educação e realizadas anotações em diário de campo. Realizamos as entrevistas de maneira formal, previamente marcadas, e aplicamos um roteiro de questões semi-estruturado composto por 41 perguntas autobiográficas que nos possibilitaram compreender os motivos da vida pessoal e profissional que os levaram a optar pela atuação nos cargos diretivos da escola e sua postura em tal função e perceber como estas compreendem a gestão da escola pública estadual. Como método de análise de dados utilizamos a categorização dos dados e a análise de conteúdo. Após a análise das falas das gestoras entrevistadas e dos demais componentes da coleta concluímos: a orientação sobre gestão escolar nos cursos de licenciatura das entrevistadas não foram suficientes para o exercício da função na gestão; a vivência familiar as influenciou na escolha pelo magistério; a prática da Educação Física na infância, dentro e fora da escola, influenciou a escolha da graduação nesta área; a opção pelo exercício da direção e vice-direção se deu, na maioria dos casos, devido ao assédio de colegas de trabalho e alunos; as vice-diretoras mantêm mais contato com os estudantes do que as diretoras devido a não estarem mais em sala-de-aula e ao excesso de trabalho inerente a função. O estudo demonstrou também que as professoras-gestoras mostraram ter conhecimentos sobre os benefícios da gestão democrática no ambiente escolar, mas nem todas parecem querer democratizar este espaço ou conseguem com que a comunidade participe ativamente das atividades escolares. Em relação aos pais, o estudo demonstrou que aqueles menos favorecidos economicamente são mais participativos e demonstram preocupação com a escola e o tipo de ensino que é oferecido aos filhos. Todas as entrevistadas tiveram problemas com a implantação das novas políticas educacionais durante o ano de 2008 e, acreditam que os professores de Educação Física interessam-se pelo exercício da gestão escolar, na função de diretores, por estarem acostumados a trabalhar em conjunto, organizar grandes grupos e dinamizar os locais por onde passam.