O Professor de Educação Física na Escola e a Sua Interação Acadêmica com os Professores das Demais Disciplinas Curriculares
Por João Vitor Faria Domingues (Autor), Paulo Henrique Azevêdo (Autor), Guilherme Nunes Pereira (Autor), Alex Schlottfeldt Santos (Autor).
Em 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte
Resumo
Por ser considerada uma instituição que presta serviços, a escola pode possuir dificuldades e impactos semelhantes em termos administrativos como as demais organizações. O papel do professor de Educação Física deve ser considerado como gerencial pelo fato de estar sempre ligado à contribuição para organização do trabalho, de forma a assumir responsabilidades sociais. Desta maneira, as questões relacionadas à interação do professor de Educação Física com os professores das demais disciplinas curriculares no ambiente escolar podem estar ligadas aos processos administrativos dentro da escola. O objetivo do presente estudo foi o de analisar a atuação do professor de Educação Física dentro do coletivo de professores das demais disciplinas curriculares. O estudo foi caracterizado como transversal e predominantemente quantitativo. Foi aplicado um questionário semiaberto a 32 professores de Educação Física do ensino fundamental da rede pública de ensino do Plano Piloto de Brasília. A análise estatística da pesquisa se deu de maneira descritiva e inferencial, esta última baseada no Teste Exato de Fisher. A partir dos resultados da pesquisa, observou-se uma maioridade da amostra que nunca cursou disciplinas acerca da temática sobre gestão na faculdade, mas que entendem que conhecimentos relacionados a esta temática são importantes tanto para a formação profissional, quanto para a atuação no ambiente escolar. Além disso, demonstrou-se que há motivos para acreditar que os professores de Educação Física tenham iguais condições de participação, decisão e avaliação para as atividades previstas, tanto no planejamento pedagógico, quanto na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.