Resumo
A formação inicial do professor de Educação Física tem sido foco de inúmeros estudos e pesquisas traçando um perfil do profissional, a constituição de sua identidade docente e sua prática cotidiana. Muitos estudos a respeito do currículo dos cursos de formação identificaram a falta de um eixo norteador que embasam seus conteúdos e a distância entre o currículo e o campo de atuação, especificamente nas Licenciaturas. O currículo, como política cultural, é um elemento determinante na formação da subjetividade e constituição de identidades, neste caso na construção da identidade docente. Aqui estão em jogo as representações, discursos e saberes que são construídos, reforçados e mobilizados nos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física, fazendo um recorte a partir do estágio supervisionado. Esta pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores, constituídas a partir do debate em torno dos documentos e diretrizes para o estágio, bem como das temáticas que envolvem a formação de professores na área; e análise de documentos oficiais e institucionais que orientam e subsidiam o estágio supervisionado nas Licenciaturas em Educação Física de duas instituições, uma pública e uma privada. Assim, pretendeu-se mapear e caracterizar o estágio supervisionado nos cursos de Licenciatura dessas instituições, bem como analisar a concepção de docência em Educação Física escolar presente neste momento formativo. Os depoimentos dos professores evidenciaram que as propostas de estágio são determinadas por diferentes fatores e regulações que são projetados nas ações de ensino, bem como são traduzidas e negociadas de acordo com as possibilidades dos agentes envolvidos: professores, licenciandos, escola e universidade. As entrevistas também apontaram que o papel e função conferidos à Educação Física Escolar são resultados de seu processo histórico, imprimindo diferentes currículos, representações e significados à área, que são refletidas na formação de professores. Essas concepções são projetadas tanto nas ações pedagógicas dos professores formadores, como na própria significação referida ao estágio. A análise dos dados coletados somada ao referencial teórico abordado nos permite afirmar que para que o estágio seja relevante para a formação dos professores, é necessário superar as limitações e lacunas impostas pela legislação, pela própria organização e projetos de estágio das IES, pela formação de seus docentes e por fatores externos de ordem política e prática, transcendendo os limites burocráticos e possibilitando ao licenciando a compreensão real acerca de sua atuação profissional como futuro professor.