O profissional de educação física na equipe multiprofissional em assistência as gestantes de uma unidade básica de saúde: um relato de experiência
Por Priscila Gleice de Sales (Autor), Giovana Garbelini de Souza (Autor), Ana Julia Lelis Rodrigues (Autor), Renan José da Silva (Autor), Raquel de Melo Martins (Autor).
Em VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
A inserção do Profissional de Educação Física é de fundamental importância em uma equipe multiprofissional de saúde, pois amplia a abrangência da atenção básica como responsável pela prevenção, promoção de saúde, ações de atividades físicas e práticas corporais, visando diversas faixas etárias e diferentes condições corporais, junto à equipe. Durante a gestação tem sido recomendado realizar atividade física orientada, supervisionada e regular, pois verifica-se a importância para a promoção e manutenção da saúde da mulher, não causando danos ao feto em desenvolvimento e podendo auxiliar no parto, independentemente da idade e do estado reprodutivo. Outros inúmeros benefícios incluem: i) controle do ganho de peso; ii) prevenção de incontinência urinária; iii) melhora no controle da pressão arterial; iv) melhor controle postural; v) auxílio à saúde mental e emocional da mulher vi) alívio nos desconfortos intestinais; vii) diminuição de câimbras em membros inferiores; viii) fortalecimento das musculaturas do assoalho pélvico e abdômen. Com isso uma boa orientação juntamente com os demais cuidados durante o pré-natal da mulher, se faz essencial para promoção de sua saúde e qualidade de vida. OBJETIVO: Orientar quanto aos benefícios do parto normal e prática de atividade física durante todo período gestacional, em um grupo de gestantes da unidade básica de saúde. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em uma unidade básica de saúde na cidade de Cambé- PR, durante o mês de julho de 2016. As ações ocorreram na sala de espera, com as mulheres gestantes que compareceram no dia agendado para realização das orientações do parto e prática de atividades físicas, obteve-se feedbacks de maneira coletiva ao final do evento. RESULTADOS: Na atividade proporcionada pode-se perceber que as mulheres que obtinham dúvidas quanto as atividades que podiam realizar durante esse período ou aquelas que ainda tinham incerteza sobre o momento do parto, entenderam quais os benefícios que o parto normal pode proporcionar a elas, assim como a prática de exercícios físicos, podem auxiliar de maneira positiva, durante o período gravídico e no momento de chegada do nascituro. CONCLUSÃO: O Profissional de Educação Física tem papel importante em uma equipe multiprofissional na promoção de saúde em gestantes, a partir de hábitos de vida ativa durante a gestação, melhora da autoestima e preparo para um parto bem-sucedido.