Resumo

Objetivo:
Analisar a opinião de profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família(ESF) sobre a atuação do Profissional de Educação Física na estratégia e a sua importância como colaborador.

Métodos e resultados:
A amostra foi constituída de 20 indivíduos, profissionais e usuários da ESF do Centro de Saúde do Maracanã em São Luis – MA, sendo uma enfermeira chefe, duas auxiliares de enfermagem, uma auxiliar de dentista, três agentes comunitários, duas funcionarias do posto e onze usuários, idosos do projeto “Oficina de Atividade Física” do próprio posto. Os dados foram coletados mediante questionário estruturado elaborado pelos pesquisadores, analisados pela estatística analítica descritiva com participação voluntária dos indivíduos. Conforme os resultados, 100% dos indivíduos consideraram muito importante a atuação do profissional de Educação Física na ESF. A justificativa mais relevante apontada, foi a elaboração e execução de programas para promoção de estilo de vida saudável (70%). Os idosos (95%) representam o grupo que mais necessita da intervenção do Profissional de Educação Física com a prática de atividade física regular, principalmente por possuírem doenças crônico-degenerativas.

Conclusão:
Os profissionais e usuários do ESF acreditam que atuação do Profissional de Educação Física na equipe é necessária, pois está pautado nos princípios da promoção da saúde inerentes ao SUS. Assim, a atuação deste profissional precisa ser efetivada em todos os NASF’s que tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua.