O Programa de Educação Tutorial (PET), o Mercado de Trabalho e a Formação Profissional em Educação Física: Uma Análise a Partir das Percepções de Seus Ex-bolsistas
Por Flávio Rosindo da Silva Junior (Autor), Betina Miranda Euzébio (Autor), Vivian Junger Silveira (Autor), Reuel Pereira Marely (Autor), Aline Fantin Bonzi (Autor), Aline Fiorin (Autor), Flor Bonadiman Fusi (Autor), Gabriela Linhares Daltio (Autor), Juliana Thom Cardoso (Autor), Marianne Alves da Silva (Autor), Tatiana Guimarães de Freitas (Autor), Wendell dos Santos Armondes (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Este texto apresenta uma análise dos impactos do PET/CEFD/UFES na trajetória acadêmica e profissional de seus ex-bolsistas. Os respondentes (n= 22) atuam tanto no campo organizado (59%) quanto no não-organizado da educação física (45,4%). 100% dos ex-bolsistas consideraram a experiência do PET como positiva ou muito positiva, todavia observaram-se restrições em relação à importância das atividades de extensão para a trajetória profissional. Concluímos que o acompanhamento da trajetória de egressos de cursos de formação pode ser um instrumento importante para a compreensão dos processos de interação entre a formação e o mundo do trabalho, só visíveis em longo prazo.