O Programa Residência Pedagógica/ufma - Subprojeto Educação Física em Uma Escola da Rede Estadual de Ensino em São Luís - Ma
Por Laina Caroline dos Santos Sousa (Autor), Hannah Allethia Silveira Silva (Autor), Rafaela Cindy de Sousa Silva (Autor), Rarielle Rodrigues Lima (Autor), Márcio Guilherme Conceição Almeida (Autor).
Resumo
O Programa Residência Pedagógica, dentro das Políticas de formação de professores, oportuniza o acesso prematuro dos (as) licenciandos (as) à educação básica, o contato com a realidade deste ambiente e a atuação profissional. Dentre as etapas do Programa, destacam-se a preparação, a ambientação e a imersão na escola. O artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas dentro das duas primeiras etapas do programa (preparação e ambientação), ocorridos entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, refletir sobre a importância do Programa e apontar para as ações futuras. Serão destacadas as ações desenvolvidas, a descrição a respeito do que funcionou como esperado e quais as principais dificuldades encontradas. Todo registro que compõe o trabalho faz parte dos diários de campo dos (as) 8 bolsistas participantes do subprojeto. O programa se mostrou uma importante ferramenta ao agregar conhecimento aos envolvidos (as) e, dentro das atividades desenvolvidas, proporcionar um vasto campo de reflexão a partir da realidade escolar.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.
CAPES. Edital n.01 – Edital n.06 - Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, Brasília/BR, 01.mar.2018. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 18.fev.2019.
______. Ministério da Educação. Portaria n. 158 – “Dispõe sobre a participação das Instituições de Ensino Superior nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica.” Brasília/BR: Diário Oficial da União, 11.agos.2017 Disponível em: < http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&data=11/08/2017&pagina=10 Acesso em: 18.fev.2019.
______. Ministério da Educação. Portaria n. 38 – “Institui o Programa de Residência”. Brasília/BR: Diário Oficial da União, 01.mar.2018. Disponível em: < http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=01/03/2018&jornal=515&pagina=28 Acesso em: 18.fev.2019.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
KRUG, Hugo Norberto et al. A Cultura da Educação Física Escolar. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, n. 1, p. 61-77, jan/jun 2016. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/2344220753?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true. Acesso em: 01 abr. 2021.
KRUG, Hugo Norberto et al. Implicações das condições de trabalho na prática pedagógica de professores de Educação Física iniciantes Na Educação Básica. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 3, p. 487-509, set./out. 2020. Disponível em: http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/1924/1510. Acesso em: 01 abr. 2021.
LIMA, T. G; CYRYNO. M; SOUZA NETO, S. Iniciação à docência na educação física: experiência, desafios e possibilidades na aprendizagem da profissão. Curitiba: CRV, 2016.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em
educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Edital n.149 – Seleção de Estudantes-Residentes/ Residência Pedagógica 2018. São Luis/MA, 27.jun.2018. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/editais/edital.jsf?id=13021. Acesso em: 18.fev.2019.