O Programa Segundo Tempo: Continuidade, Ambiente de Aula e Acesso Ao Esporte
Por P. M. Moraes (Autor), J. Cristiani (Autor), I. V. S. Ferreira (Autor), E. A. D. S. Gonçalves (Autor), M. I. M. Amaral (Autor), K. T. Carneiro (Autor), R. S. Reverdito (Autor).
Resumo
Com a abrangência fenômeno esportivo e suas finalidades e significados, tem-se pensado modelos de Políticas Públicas que contemplem o acesso ao esporte. Nesse sentido, estando forjado nesta lógica, compreendendo o objetivo de democratizar o acesso à prática e a cultura do esporte educacional à crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social, o Programa Segundo Tempo (PST) é uma das principais ações no âmbito das Políticas Públicas de esporte e lazer de alcance nacional. Todavia, ainda possuímos poucas informações do programa, especialmente de experiências de sucesso. Objetivo: realizar uma análise críticoreflexiva acerca do Programa Segundo Tempo, observando a sua continuidade em convênios de maior tempo de vigência no país. Materiais e Métodos: consiste em um estudo de cunho qualitativo, realizado a partir da inserção in locu no ambiente do PST em dois municípios. As atividades desenvolvidas foram registras em caderno de campo previamente estruturado, sendo: observações gerais (organização das atividades, programa pedagógico, descrição dos espaços), ambiente das aulas (estrutura da aula, intervenção, metodologia) e aspectos da estrutura (estrutura física, recursos humanos, materiais). Os dados foram analisados observando fatores característicos e específicos do PST. Resultados e Discussão: Os participantes do programa são meninos e meninas em vulnerabilidade social, ficando no projeto entre 2 a 4 horas diárias, envolvendo-se em diferentes atividades esportivas, individuais e coletivas. As atividades observadas nos núcleos atingiam os princípios do esporte educacional no que tange ao planejamento, organização e aplicações das aulas. A estrutura e os equipamentos destacaram-se em relação a qualidade e quantidade, considerando o número de atendimentos. Em relação aos recursos humanos, variavam de acordo com os conteúdos desenvolvimentos, predominando a presença de dois profissionais. Atividades eram previamente organizadas e desenvolvidas em três momentos: roda de conversa inicial, aplicação das atividades do plano de aula, avaliação ou roda de conversa final. Por fim, em ambos os convênios, para garantir o atendimento da população, as Prefeituras garantiram a continuidade da ação até a finalização do pleito de um novo convênio. Considerações Finais: O maior tempo de convênio resulta da garantia de continuidade do convênio assumido pelas Prefeituras Municipais, alcançando a administração, organização e planejamento, direcionando recursos para o esporte e lazer. Da mesma forma, a estrutura e os equipamentos disponíveis para o desenvolvimento do PST é superior em relação aos indicadores do macrossistema, alcançando positivamente as dimensões do ambiente de aula. Percebeuse foco no esporte participação enquanto prioridade da Política Pública de esporte e lazer, com atenção a melhoria da qualidade de vida e formação dos jovens em situação de risco social, sendo o esporte tomado como um meio para realizar o processo educacional.