O Programa Segundo Tempo na Cidade do Recife: Uma Análise das Relações de Diálogos Entre os Professores e as Gestões
Por Marcela Natalia Lima de Figueirêdo (Autor), Kettily Barbosa de Souza Oliveira (Autor), Ho Shin Fú (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa de dissertação que tinha por objetivo geral analisar como os professores de Educação Física do Programa Segundo tempo da cidade do Recife compreendiam o Lúdico na Prática Pedagógica. O Programa Segundo Tempo (PST) surge a partir da Portaria Interministerial nº 3.497 de 2003, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do Esporte (ME), e tinha por objetivo democratizar o acesso à cultura do esporte educacional a crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede pública de ensino (BRASIL, 2016). Desta maneira, era necessário que as redes municipais/estaduais fizessem a adesão ao Programa, de modo que existiam coordenadores a nível de gestão do PST, e professores e monitores de Educação Física/Esporte, na prática pedagógica do programa. Sendo assim, neste resumo temos por objetivo, apresentar nossas análises das relações de diálogos (ou não) existentes entre os professores e a gestão do programa e das escolas da rede municipal da cidade do Recife.