Resumo

A Capoeira é uma manifestação cultural, símbolo de resistência contra a escravidão. Em 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres foram registrados, com fundamento no Artigo 216º da Constituição Federal CF/88 (BRASIL,1988) e no Decreto nº 3.551/2000 (BRASIL,2000), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio cultural brasileiro. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. Está presente em escolas, assumindo status educacional, formal ou não formal. Este trabalho é um relato de experiência, desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento do projeto intitulado A Capoeira na Escola, iniciado em 17 de maio de 2017, na Escola Municipal José Bonifácio de Sousa, na periferia de Fortaleza. Para isso, partiu-se para a escuta das falas, gravadas em vídeos, de membros da comunidade escolar, participantes ou não das aulas, e registro em fotos dos trabalhos realizados. O material coletado foi analisado à luz do referencial teórico sobre o tema. Sabe-se, a partir da bibliografia consultada e da imersão de mais de 20 anos nessa prática cultural, que a Capoeira é entrelaçada com a história do Brasil, é uma das maiores divulgadoras da língua portuguesa, a partir de suas cantigas, e é um fenômeno da cultura corporal brasileira, proporcionando uma simbiose de oralidade e corporeidade, acompanhada pela musicalidade, que remete o praticante à ancestralidade afro-brasileira. Sendo assim, considerando esse percurso, percebe-se o indício de que seu conteúdo pode dialogar com as disciplinas da escola, sobretudo, História, Língua Portuguesa e Educação Física, proporcionando uma aproximação com suas raízes e apresentando a possibilidade de efetivação da Lei nº 10.639/2003 (BRASIL,2003), atual 11.645/2008 (BRASIL, 2008).

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