Resumo

Este estudo tem como prioridade apontar alternativas para as dificuldades do desenvolvimento das modalidades de Ginástica Artística (G.A.) e Ginástica Rítmica (G.R.) nas aulas de Educação Física, auxiliando diretamente os profissionais atuantes nas escolas. Para conhecer as reais dificuldades encontradas pelos professores na aplicação dessas modalidades, foi realizada uma pesquisa de campo nas aulas de Educação Física, iniciada com um curso para os professores da rede de ensino de Campinas e região. Este curso visou oferecer subsídios e despertar o interesse em desenvolver a GA e a GR na escola. Todas as técnicas desenvolvidas nessa pesquisa de campo (questionários, avaliações, assessoria pedagógica, observações e entrevistas) somadas às múltiplas formas de contato mantidas com os professores serviram para conhecer os obstáculos que podem impedir a aplicação dessas modalidades na escola. A partir de uma análise qualitativa dos problemas levantados na pesquisa, buscou-se atingir a sua essência, seguindo uma trajetória de três momentos: - a descrição de todos os dados, - a redução dos mesmos encontrada nas possíveis convergências, e - a interpretação de três grandes categorias `a luz da teoria que sustenta esse trabalho: infra-estrutura, espaço e materiais; método e estratégias de ensino; e os conteúdos de Ginástica Artística e de Ginástica Rítmica voltados ao âmbito escolar. Ao compreender tais dificuldades como realidades, foi possível discutir cada uma delas e oferecer alternativas viáveis para as aulas de GA e GR no ambiente escolar. Além de buscar respostas em livros, as soluções vieram também das próprias aulas de GA e GR, nas experiências vividas no projeto "Crescendo com a Ginástica", um projeto de extensão, pesquisa e ensino, desenvolvido durante dez anos na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, com as devidas adaptações para o contexto escolar.

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