O Projeto Olímpico da Cidade do Rio de Janeiro: Refl Exões Sobre os Impactos dos Megaeventos Esportivos na Perspectiva do Direito à Cidade

Por Demian Garcia Castro (Autor), Christopher Gaffney (Autor), Patrícia Ramos Novaes (Autor), Juciano Rodrigues (Autor), Carolina Pereira dos Santos (Autor), Orlando Alves dos Santos Junior (Autor).

Parte de Os Impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 . páginas 409 - 435

Resumo

 Introdução

O argumento deste artigo é que os megaeventos esportivos na cidade do Rio de Janeiro – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 – são a expressão de um projeto urbano de reestruturação da cidade, e da adoção de um novo padrão de governança empreendedorista neoliberal, sustentada por uma coalizão de interesses econômicos, políticos e sociais. Essas mudan- ças são legitimadas discursivamente pela realização desses megaeventos e do suposto legado social que os mesmos seriam capazes de proporcionar à cidade. Não por outra razão, a Prefeitura do Rio de Janeiro denomina de Projeto Olímpico ao conjunto de intervenções planejadas para a cidade, incorporando sob esta marca tanto as intervenções vinculadas à Copa do Mundo 2014 como às Olimpíadas de 2016. Nesse sentido, o artigo se propõe a discutir o signifi cado e os impactos dessas intervenções e do Projeto Olímpico na cidade do Rio de Janeiro.

Arquivo