Resumo

Hoje discute-se na educação o quanto nos formamos para a autonomia. Na verdade, ao tratarmos este constructo, o protagonismo juvenil, estamos fazendo quase que um recorte daquilo que entendemos por ser uma das funções da educação, isto é, a de propiciar aos indivíduos o pleno gozo da cidadania e exercício de direitos e deveres. Parece-me que no que diz respeito ao relacionamento com o meio ambiente não observamos muita diferença, isto é, o indivíduo precisa ser educado a um "usufruto" dos bens que a natureza lhe proporciona, ao mesmo tempo que se torna responsável pela preservação deste bem, não só para sua própria satisfação, mas para a garantia da continuidade das funções naturais para a posteridade. Neste sentido, a educação em todos os níveis e instâncias, deve suscitar no indivíduo o interesse e
responsabilidade por construir um mundo melhor em todos os sentidos, inclusive no sentido da preservação do meio ambiente. Na educação salesiana isto se consegue em especial pela estratégia do contato com a natureza através dos passeios e excursões.

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