Editora Fontoura. Brasil 2009. 206 páginas.

Sobre

Este livro foi desenvolvido a partir das ideias de dois grupos de pesquisadores. Um encontro de reflexões que se traduziu em propostas que podem contribuir com o trabalho pedagógico do professor de Educação Física na escola.

A primeira parte do livro, trata sobre o quê ensinar nas aulas de Educação Física, analisando como e quais são as dimensões de conteúdos pertencentes ao conhecimento da área a ser desenvolvido na escola.

Para responder à pergunta sobre o quê ensinar nessas aulas, as autoras não apontam propostas de diferentes atividades, mas debatem o tema “Conteúdos” e suas dimensões na Educação Física Escolar, contextualizando-os no século XXI, no Brasil. Esse é um dos desafios propostos pelas autoras no texto, partindo de suas experiências e de alguns pressupostos teóricos estudados e pesquisados no decorrer de suas trajetórias acadêmicas. Assim, analisam como definir os conhecimentos específicos da área da Educação Física, embasando-se numa concepção clara de “conteúdo curricular”, destacando o seu papel na escola.

Na segunda parte do livro, os autores materializam os diversos conceitos e discussões apresentados pelas autoras anteriormente.

A partir da divisão, didático-metodológica, da Educação Básica em seus respectivos níveis de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentam as possibilidades de intervenção pedagógica, considerando o que ensinar e como ensinar Educação Física e partindo dessas sugestões, os autores apresentam como ensinar os conteúdos em sua dimensão conceitual, procedimental e atitudinal, oferecendo exemplos que esperam, norteiem as práticas pedagógicas dos professores que estão cotidianamente nas quadras das escolas brasileiras.

Por fim, cada capítulo apresenta como desenvolver cada um dos conteúdos, a partir do método de ensino em três momentos, indicando possibilidades de análise, reflexão e mudança no trato metodológico para ensinar Educação Física na escola.

Dessa forma, entendemos ter cumprido mais uma das tarefas do nosso trabalho docente e de pesquisadores, pois realizamos constatações sobre o cotidiano das aulas de Educação Física, discutimos e analisamos os diversos elementos e variáveis da prática e propusemos mudanças que permitirão uma ressignificação dessa área.

Esperamos que o leitor compreenda nossos “princípios teóricos e de aplicação” sobre “o quê e como ensinar Educação Física na escola” e possa transformar sua prática.

Parte 1 - O quê e como ensinar nas aulas de Educação Física?

1. Os desafios da educação física escolar: seus conteúdos e métodos.

Eliana de Toledo, Marília Velardi, Vilma Lení Nista-Piccolo

2. O quê ensinar nas aulas de Educação Física?

Eliana de Toledo, Marília Velardi, Vilma Lení Nista-Piccolo

3. Como ensinar esses conteúdos nas aulas de Educação Física?

Eliana de Toledo, Marília Velardi, Vilma Lení Nista-Piccolo

4. A ludicidade permeando as atividades propostas

Eliana de Toledo, Marília Velardi, Vilma Lení Nista-Piccolo

Parte 2 - Propostas sobre o quê e como ensinar nas aulas de Educação Física.

5. Considerações, reflexões e proposições para a Educação Física na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira, Tomires Campos Lopes.

6. Consolidando caminhos e caminhadas da Educação Física nas séries finais do ensino fundamental.

Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira, Tomires Campos Lopes.

7. Desafios e propostas para a Educação Física no ensino médio.

Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira, Tomires Campos Lopes.

Acessar