O Que Diz o Perfil dos Frequentadores das Academias Ao Ar Livre de Boa Vista-rr Sobre a Relação Lazer, Saúde e Qualidade de Vida
Por Gilberto Pivetta Pires (Autor), Eduardo Lima Figueiredo (Autor), Felipe Teixeira Barros (Autor), João Victor da Costa Alecrim (Autor), Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 6, n 2, 2019.
Resumo
As academias ao ar livre (AAL) são espaços que geralmente estão em praças, tem como objetivo incentivar a prática de atividade física, com equipamentos que utilizam o corpo do praticante como carga para os exercícios. O objetivo deste estudo foi verificar o perfil dos frequentadores das AAL localizadas no perímetro urbano do município de Boa Vista-RR. As entrevistas foram realizadas nas quartas-feiras e sábados dos meses de setembro e outubro de 2017, nos horários de maior fluxo de utilização. Este foi o primeiro estudo realizado no município que buscou estudar os perfis dos usuários das AALs em Boa Vista-RR e teve uma amostra de 80 indivíduos. Para a coleta de dados um questionário contendo questões demográficas, socioeconômicas, comportamentais, de saúde e relativas à utilização das AALs foi aplicado. Os resultados demostraram que a maior frequência de usuários foi do sexo feminino (70%), de cor parda (56,25%), casados, com média de idade de 39 anos, com renda de até um salário mínimo (32,50%) com o ensino médio ou superior completos (58,75%), índice de massa corporal (IMC) adequados, não fumantes atuais (90%). Cerca de 66,25% relatavam ser hipertensos e diabéticos (33,75%), além disso, (39,50%) frequentava a AAL pelo menos quatro vezes por semana, sendo que mais de (75%) utilizava a AAL como complemento de suas atividades. Estes resultados devem ser considerados e assim contribuírem de maneira positiva para o melhor aproveitamento destes locais pela população.