Resumo

Conversamos com um grupo de jovens da geração Z e descobrimos que o termo da moda também aparece na Educação Física

Mas, afinal de contas, o que é cringe? E mais importante: essa história chega nas aulas de Educação Física? Conversamos com um grupo de jovens da geração Z, os “inventores” dessa moda, para explorar a questão.

Entenda resumidamente o que é cringe
Esse termo é utilizado pelos jovens da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. Cringe é algo constrangedor, vergonhoso, nas gerações mais velhas.

Se você (assim como toda a equipe do Impulsiona) teve que pesquisar para entender o que é cringe, então sentimos informar que você já é cringe para a garotada! 

Algumas características cringe ficaram famosas na internet. Entre elas: gostar de Harry Potter, usar calça skinny (colada no corpo), tomar café e utilizar o termo “paquera”. 

Mas e na Educação Física, será que tem coisa cringe também?
Perguntamos para um grupo de jovens da geração Z, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o que acontece de constrangedor nas aulas de Educação Física.

Em tom de brincadeira, mas com alguns pontos bastante relevantes, eles listaram as coisas ultrapassadas, mas que continuam presentes nas escolas:

Ser contra o uso de tecnologia
A geração Z é nativa digital. Ou seja: são crianças e adolescentes que cresceram imersos na internet e celulares. Para eles, não faz sentido que a Educação, incluindo a Física, condene o uso de tecnologia na escola. Eles consomem vídeos de exercícios no YouTube, TikTok, conseguem controlar batimentos cardíacos no aplicativo… Até a BNCC concorda que ignorar o uso da tecnologia é cringe 

Menosprezar os e-sports...

Acessar