Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar em que medida as pesquisas realizadas até 1997, nos cursos de mestrado em Educação Física e Esportes da UCB, UERJ, UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSM, UGF, UNESP/Rio Claro, Unicamp e USP se configuram como novas produções de conhecimento. Mais especificamente procuramos responder as seguintes questões: a) Em que medida se diferenciam as temáticas e os objetivos das dissertações dos mestrados dos anos 80 em relação àquelas defendidas nos anos 90, no interior de cada instituição e entre as instituições? b) Quais os principais resultados obtidos nas dissertações defendidas nos Mestrados em Educação Física e Esportes nos anos 80 e quais as inovações apontadas pelos pesquisadores que realizaram estudos sobre temas semelhantes nos anos 90, no interior de cada instituição e entre as instituições? c) Em que medida os pesquisadores se utilizam dos conhecimentos sistematizados em dissertações e teses da área de Educação Física e Esportes, para a produção de novas dissertações? d) Quais as principais modificações introduzidas nos Mestrados em Educação Física brasileiros e como estas têm influenciado nas mudanças observadas na produção científica desses programas? ,No que se refere às temáticas, verificamos a ocorrência de inovações quando comparamos a produção científica dos anos 80 e 90. Observamos que apesar dos pesquisadores dos anos 90 também abordarem temas já tratados no período anterior, há entre esses autores interesse em debater temas recentemente incorporados à discussão desenvolvida no âmbito da Educação Física, como por exemplo: lazer, corporeidade, métodos de ensino de esportes para pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Quanto aos objetivos, observamos nas áreas pedagógica, psicológica e sócio-histórico-filosófica, maiores inovações quando comparadas com as ocorridas nas áreas biológica e do treinamento físico-esportivo. Apesar disso, em todas essas registramos objetivos que se repetiram, alterando-se apenas algumas variáveis investigadas. A respeito dos resultados apresentados nas pesquisas identificamos, por exemplo, que existem poucas variações em relação aos procedimentos de tratamento e análise de dados. A maioria das pesquisas dos anos 80 e 90 expressou em comum um tipo de procedimento de análise e tratamento dos dados claramente fundamentados por parâmetros quantitativos. Existe, por assim dizer, um processo de matematização dos resultados nas pesquisas, os quais estão sempre relacionados aos processos de medida, avaliação, comparação e outros congêneres, sempre pautados na quantificação. Apesar disso, especialmente nos anos 90, percebemos a utilização, por parte dos autores, de formas de análise do tipo qualitativa ou quantitativo-qualitativa. No tocante à incorporação de dissertações e teses nos textos das pesquisas, vimos que tanto nos anos 80 quanto nos anos 90, a maior parte dos autores fizeram uso deste material. Contudo, em termos quantitativos, esse é um procedimento mais comumente utilizado pelos pesquisadores dos anos 90. Finalmente, verificamos que o conteúdo distintivo e original que deve caracterizar toda pesquisa científica, na criação do novo pela superação do velho, nem sempre se faz presente nas dissertações dos mestrados em Educação Física no Brasil.

Acessar