O Que Leva o Torcedor a Ser Fiel Ao Time? Um Estudo de Caso da Chapecoense
Por Rosiane Oswald Flach (Autor), Adalmir Rossa (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 5, n 2, 2020.
Resumo
A fidelização de torcedores é um objetivo de muitos clubes no Brasil. Nesse contexto, a busca por modelos de gestão e aquisição de sócios-torcedores tem um potencial grande de melhora, visto que em clubes do exterior os resultados financeiros ao clube são imponentes. Neste sentido, este artigo objetiva identificar quais são os determinantes da fidelidade dos torcedores do clube Associação Chapecoense de Futebol. A pesquisa caracteriza- se como teórica empírica, com abordagem quantitativa e descritiva, sendo que os dados foram coletados através de uma survey on-line com população composta por torcedores do time. Foram obtidas 334 respostas válidas. Os resultados indicam que os torcedores têm grande fidelidade pelo clube, estão satisfeitos com a marca de patrocínio, sites, produtos e comportamentos de torcedores, porém insatisfeitos com a administração do clube e o desempenho do time. Se associam por amor ou paixão ao clube e para ajudar no seu crescimento. Acredita-se que os resultados serão úteis aos futuros empreendedores, no setor esportivo em geral, a fim de auxiliar em tomadas de decisões futuras sobre investimentos, marketing e gestão financeira. Sugere-se, para estudos futuros, uma comparação com outro clube de Santa Catarina, como também a aplicação do marketing 4.0 e o uso da tecnologia no esporte