Resumo

A  fidelização de  torcedores é um objetivo de  muitos clubes no Brasil. Nesse  contexto, a  busca por modelos de  gestão e aquisição de sócios-torcedores tem um potencial grande de melhora, visto que em clubes do exterior os  resultados  financeiros  ao  clube  são  imponentes.  Neste  sentido,  este  artigo  objetiva  identificar  quais  são  os  determinantes da fidelidade dos torcedores do clube Associação Chapecoense de Futebol. A pesquisa caracteriza- se como teórica empírica, com abordagem quantitativa e descritiva,  sendo que os dados foram coletados através  de uma survey on-line com população composta por torcedores do time. Foram obtidas 334 respostas válidas. Os  resultados indicam que os torcedores têm grande fidelidade pelo clube, estão satisfeitos com a marca de patrocínio,  sites, produtos e comportamentos de torcedores, porém insatisfeitos com a administração do clube e o desempenho  do time. Se associam por amor ou paixão ao clube e para ajudar no seu crescimento. Acredita-se que os resultados  serão úteis aos  futuros empreendedores,  no setor esportivo  em  geral, a  fim de  auxiliar em tomadas de  decisões  futuras sobre investimentos, marketing e gestão financeira. Sugere-se, para estudos futuros, uma comparação com  outro clube de Santa Catarina, como também a aplicação do marketing 4.0 e o uso da tecnologia no esporte

Acessar