Resumo

Desde 2012 quando começamos a debater sobre a noção de qualidade de vida e saúde nas aulas de Educação Física, no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Pudemos perceber que o nível de envolvimento dos estudantes com atividades relacionadas à cultura corporal de movimento,1tem se apresentado assaz limitado. Há relatos de estudantes sobre o fato de se-moverem mais antes do ingresso no IFES. Assim sendo, como o currículo do IFES tem impactado na organização dos espaços-tempos de lazer dos estudantes? Quando há tempo livre na rotina dos estudantes, quais atividades eles desenvolvem? Vislumbramos que não há uma relação de causa/efeito, ou melhor currículo/inação dos estudantes, no que se refereao se-movimentar. 2Haja vista, quefatores externos também interferem na organização dos espaços-tempos dos estudantes. Sendo assim, mapear os fatores que interferem na organização dos tempos-espaços destinados ao se-mover dos estudantes, bem como o tipo de atividades que desenvolvem, podeoferecer indicativos para a elaboração de intervenções pedagógicas que construam outros significados para a dimensão do se-movimentar na vida dos estudantes.

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