Editora Horizonte. Portugal 1986. 118 páginas.

Sobre

Pequeno manual de iniciação que pretende divulgar os aspectos essenciais dos Jogos Olímpicos (género de ABC do Olímpismo), através de uma linguagem clara, simples e acessível, não demasiado tecnicista ou complexa. Pretende igualmente fornecer a informação indispensável para a compreensão generalizada do fenómeno olímpico, fazendo simultaneamente uma breve abordagem histórica e uma síntese sobre a evolução e transformações ocorridas ao nível da organização das várias edições dos jogos.

Este manual começa por descrever o nascimento dos Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, no século VIII a.c, os quais passaram a ser denominados Jogos Olímpicos da Antiguidade. A seguir, debruça-se sobre a origem e história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (de 1896 a 1984), focando, entre outros aspectos: a figura do fundador dos jogos, o barão Pierre de Coubertin; o ideal e o movimento olímpicos; as principais figuras e os grandes atletas dos Jogos Olímpicos; as modalidades desportivas do programa olímpico; a presença portuguesa nos Jogos Olímpicos.

A terminar, o manual inclui ainda um pequeno "dicionário olímpico", um género de glossário, com uma breve descrição do significado dos principais termos e palavras relacionadas com a temática dos Jogos Olímpicos, indiscutivelmente, o principal evento e acontecimento desportivo mundial que ocorre, de quatro em quatro anos, numa cidade dos cinco continentes.