O Que os Mestrados Profissionais Têm a nos Ensinar: Análise de Uma Proposta
Por Andreia de Carvalho Lopes-fujihara (Autor), Maria Candida Soares Del-masso (Autor), Denise Ivana de Paula Albuquerque (Autor).
Resumo
Neste estudo analisamos as contribuições dos mestrados profissionais (MP) para a formação dos professores apresentando a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Iniciamos com breve análise do Sistema de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, destacando o marco institucional dado pelo Parecer nº 977/1965, conhecido como Parecer Sucupira. Embora datado de 1965, na década de 1930, o Decreto nº 19.851/1931, que criou o Estatuto das Universidades Brasileiras, é considerado o início da pós-graduação no país. O MP inicia com a Portaria nº 7/2009, atualizada pela Portaria nº 17/2009. Em 2011 é criado o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). O ProEF, vinculado ao ProEB, inicia em 2018 e, em 2020, finaliza a 1ª turma com 169 Mestres em Educação Física Escolar atuando na Educação Básica que utilizaram o campo de trabalho do professor, da escola e da sua comunidade para os estudos, pesquisas e intervenções dos MP.
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Publicado
29/04/2021
Como Citar
Albuquerque, D. I. de P., Del-Masso, M. C. S., & Lopes-Fujihara, A. de C. (2021). O que os mestrados profissionais têm a nos ensinar: análise de uma proposta. MOTRICIDADES: Revista Da Sociedade De Pesquisa Qualitativa Em Motricidade Humana, 5(1), 146–161. https://doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p146-161
Edição
v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH
Seção
Artigos de Revisão
Licença
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