O Que Pode a Educação Física no Território? Visibilizando Conexões Entre Práticas Corporais, Vida e Cuidado
Por Valéria Monteiro Mendes (Autor), Yara Maria de Carvalho (Autor), Laura Camargo Macruz Feuerwerker (Autor), Edna Maria Santos (Autor), Aline Amâncio de Lima (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O modo hegemônico de fabricar o cuidado e as políticas públicas tem produzido distanciamentos das questões e invenções relacionadas à vida em diferentes territórios, resultando na deslegitimação de formas de convivência, de conformação de coletivos e de lutas que pautam temas desconsiderados por alguns coletivos. Problematiza-se a construção de diálogos com as questões, desejos e saberes que constituem as existências visando à composição de ações mais compartilhadas e cuidadoras (FEUERWERKER, 2014), incluindo a educação física que ainda enfatiza nos serviços de saúde ações medicalizadoras, tecnicistas e homogeneizadoras, apesar das aproximações com as ciências humanas e sociais e a saúde coletiva (MENDES; CARVALHO, 2016).