Resumo

APRESENTAÇÃO

Esta produção se situa na tênue fronteira entre educação, educação física e arte e apresenta relações vivenciadas na formação continuada de professoras e o lugar do corpo e da expressividade na educação. A partir de pesquisa de pós-doutoramento, trazemos aqui parte das imagens que nos permitem identificar um potente gestual expressivo e comunicativo do corpo das professoras participantes da pesquisa que nos fazem refletir sobre o poder desta interação corpórea estabelecida durante as vivências realizadas. Objetivamos com a pesquisa, de maneira mais geral, que professoras de educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental da cidade de Campinas/SP, pudessem, a partir da experimentação, sensibilização e da percepção de seus corpos, compreender possibilidades educativas e artísticas da gestualidade. E, de modo mais específico, almejamos verificar se as práticas corporais vivenciadas pelo grupo docente contribuíram ou não para que esse olhar e entendimento do gesto como forma de comunicação e expressão fossem reverberados em suas práticas docentes. Metodologicamente, propusemo-nos a realizar estudos que discutissem a temática da formação continuada e estudos que contribuíssem para o entendimento do gesto como expressão cultural e social, o qual, organizado sistematicamente pela linguagem corporal, configura-se em práticas corporais.

Arquivo