Resumo

Objetivo do estudo: este artigo tem como objetivo principal compreender a produção científica que aborda a relação das mulheres com o turismo de aventura e ecoturismo, norteando o desenvolvimento sobre o assunto.
Metodologia/abordagem: análise de 43 artigos científicos, encontrados na base de dados SciVerse Scopus®, no período de 1998 até junho de 2020, utilizando como metodologia a bibliometria com auxílio do software IRAMUTEQ®.
Originalidade/relevância: as desigualdades de gênero são obstáculos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, entretanto esse problema ainda é refletido até mesmo nos segmentos considerados mais sustentáveis dentro do turismo como o de aventura e do ecoturismo. Pensando nessa problemática, percebeu-se a importância de compreender a relação das mulheres com esses segmentos.
Principais resultados: foi possível perceber que o tema é ascendente, com a maioria dos estudos utilizando abordagem qualitativa e tendo sido publicados em diversos periódicos internacionais de impacto. Os estudos encontrados identificam benefícios e barreiras a serem ultrapassadas dentro desses segmentos para as mulheres. Outro resultado foi a evidência do agroturismo, que surgiu em vários estudos. Os assuntos de igualdade de gênero, papel da mulher e a experiência das mulheres têm destaque no tema.
Contribuições teóricas/metodológicas: apresenta uma análise completa das produções científicas sobre a relação das mulheres com o turismo de aventura e o ecoturismo, demonstrando principais aspectos e lacunas, servindo como base para o desenvolvimento do conhecimento na área e contribuindo para uma agenda de estudos futuros.

Acessar