Resumo
Chatbots são programas de computador que utilizam tecnologias de inteligência artificial com a finalidade de simular conversas em linguagem natural com usuários humanos. O nome é resultante de um composto de “chat”, ou conversa, em inglês, e robô. Essa interação pode ser por texto ou por voz. Quando é por voz o sistema de inteligência artificial é capaz também de converter a voz do usuário em texto, e o texto de computador em voz sintética. Tanto o Google como a Microsoft e a IBM desenvolveram plataformas de NLP (Natural Language Processing, em inglês, ou Processamento de Linguagem Natural), com capacidade de interpretar textos, bem como para conversão voz-texto e texto-voz.
A principal tecnologia de IA utilizada nas plataformas atualmente é o Aprendizado de Máquina (ML: Machine Learning), com base nas trilhões de palavras e frases que seus sites de busca acumulam em suas bases de dados. A acurácia de seus algoritmos, assim como os de tradução, já é superior a 90%!
Alguns chatbots são tão bem feitos que o usuário tem a nítida impressão de estar conversando com um ser humano real, e não com uma máquina, como demonstrou recentemente a empresa Google, com um chatbot capaz de marcar agendamentos e fazer reservas. E olhem que essas tecnologias de IA ainda estão muito no começo, o que nos faz prever que o céu é o limite em termos de naturalidade de interação. A evolução dos chatbots nos faz pensar que talvez um dia o famoso teste proposto pelo gênio da computação Alan Turing venha a se tornar uma realidade.