Resumo

O desporto foi identificado como uma ferramenta favorável para promover o desenvolvimento positivo dos jovens (DPJ). Além disso, o desenvolvimento de competências para a vida é destacado para apoiar os jovens a prosperarem dentro e fora do desporto. Devido às discussões limitadas no Brasil sobre DPJ e habilidades para a vida, tanto na pesquisa quanto na estruturação de programas esportivos, este artigo tem como objetivo fornecer compreensão a acadêmicos, treinadores e interessados ​​no esporte sobre os fundamentos do DPJ e habilidades para a vida e sobre como integrar dentro dos contextos esportivos brasileiros. Assim, depois de explorar os fundamentos e definições relacionadas com o DPJ e as competências para a vida e as abordagens à sua facilitação no desporto, os autores apresentam uma proposta baseada em três princípios e cinco procedimentos. Os princípios incluem: (a) refletir e desenvolver sua filosofia, (b) cultivar um clima positivo e (c) desenvolver relacionamentos significativos com seus atletas. Além disso, os cinco procedimentos são: (1) selecionar e discutir as habilidades de vida do dia; (2) praticar a habilidade para a vida selecionada, (3) integrar a habilidade para a vida durante a prática, (4) discutir e refletir sobre a aplicação e transferência das habilidades para a vida para outros contextos e (5) criar oportunidades para facilitar a transferência de habilidades para a vida. Exemplos práticos são fornecidos ao longo da proposta para apoiar os treinadores na aplicação destes conceitos no desporto.

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