O Que Traz os Jovens Ao Estádio? Preditores Psicossociais da Assistência Ao Futebol de Jovens Adeptos Belgas e Portugueses
Por Mariana de Carvalho (Autor), Filip Boen (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Jeroen Scheerder (Autor).
Resumo
Enquanto em alguns países europeus os jogos de futebol enchem regu-larmente estádios, noutros países, como por exemplo Portugal, os mo-dernos estádios estão muitas vezes vazios. Por outro lado, na Bélgica está a ser planeada a construção de estádios maiores para substituir as instalações antigas e desatualizadas que existem atualmente. Em am-bos os casos, é importante perceber porque é que as pessoas, e especi-ficamente os jovens, vão ou não assistir a jogos de futebol. Assim, o ob-jectivo principal deste trabalho é descobrir o que leva os jovens belgas e portugueses aos estádios de futebol. Jovens adeptos entre os 16 e os 19 anos, especificamente, 173 estudantes belgas (81.5% do sexo masculi-no) e 188 estudantes portugueses (50.5% do sexo masculino), respon-deram a um questionário sobre os seus hábitos de consumo de futebol. Os dados foram analisados através de modelagem por equações estru-turais, com o programa AMOS. Estilo de vida, definido como um conjunto de padrões de comportamento, distinto de outros, baseado em valores, atitudes e orientações, emergiu como o maior preditor de assistência a jogos de futebol entre os jovens. Identificação com a equipa também emergiu como preditor de assistência a jogos para os jovens adeptos belgas. As implicações de marketing destes resultados são discutidas