Resumo

Enquanto em alguns países europeus os jogos de futebol enchem regu-larmente estádios, noutros países, como por exemplo Portugal, os mo-dernos estádios estão muitas vezes vazios. Por outro lado, na Bélgica está a ser planeada a construção de estádios maiores para substituir as instalações antigas e desatualizadas que existem atualmente. Em am-bos os casos, é importante perceber porque é que as pessoas, e especi-ficamente os jovens, vão ou não assistir a jogos de futebol. Assim, o ob-jectivo principal deste trabalho é descobrir o que leva os jovens belgas e portugueses aos estádios de futebol. Jovens adeptos entre os 16 e os 19 anos, especificamente, 173 estudantes belgas (81.5% do sexo masculi-no) e 188 estudantes portugueses (50.5% do sexo masculino), respon-deram a um questionário sobre os seus hábitos de consumo de futebol. Os dados foram analisados através de modelagem por equações estru-turais, com o programa AMOS. Estilo de vida, definido como um conjunto de padrões de comportamento, distinto de outros, baseado em valores, atitudes e orientações, emergiu como o maior preditor de assistência a jogos de futebol entre os jovens. Identificação com a equipa também emergiu como preditor de assistência a jogos para os jovens adeptos belgas. As implicações de marketing destes resultados são discutidas

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