O Questionamento Como Ferramenta Fundamental Para o Desenvolvimento da Tomada de Decisão de Estudantes em Educação Física
Por Alba Praxédes Pizarro (Autor), Fernando Del Villar álvarez (Autor), Vicente María Gaspar Gil (Autor), Alberto Moreno Domínguez (Autor).
Em Movimento v. 25, n 1, 2019. Da página 5028 a -
Resumo
O principal objetivo do estudo foi analisar o efeito de um programa de ensino centrado na compreensão, baseado no questionamento, na tomada de decisões nas ações de passe e do lançamento, numa unidade didática de basquetebol no ensino fundamental. Participaram 37 alunos com idades compreendidas entre 11 e 12 anos. A variável independente foi o programa de intervenção baseado no modelo Teaching Games for Understanding (TGfU). A variável dependente de tomada de decisão foi avaliada através da observação sistemática. Os resultados mostraram que, após a intervenção, os alunos que receberam o questionamento durante o desenvolvimento das atividades de treino melhoraram sua tomada de decisão em relação aos alunos que não o receberam. Esses resultados mostram a necessidade de incluir esse modelo pedagógico nos programas de ensino nos níveis superiores do ensino fundamental.