Resumo

Referências

ABETA. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Diagnóstico do turismo de aventura no Brasil / ABETA e Ministério do Turismo. Belo Horizonte, 2009.

ALVES, Marília da Silva; et al. Normalização do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil. Revista Brasileira de Ecoturismo, v.9, n.3, p.433-444. São Paulo, 2016.

ANDERSON, Perry. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático: Paz e Terra. Balanço do Neoliberalismo, 1995.

BOITO, Armando. Relações de classe na nova fase do neoliberalismo brasileiro. Sujetos sociales y nuevas formas de protesta en la historia reciente de América Latina. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2006.

BORGES, Carlos; AREIAS, Keni. As políticas públicas de lazer na mediação entre estado e sociedade: possibilidades e limitações. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 33, n. 3, p. 573-588. Florianópolis, 2011.

BRASIL, Hildemar Silva; PLANELLO, Priscila Bastos. Plano Nacional de Turismo (2003-2006): Considerações e críticas. Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/43-plano-nacional.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.

BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

BURSZTYN, Ivan. A influência do ideário neoliberal na formulação de políticas públicas de turismo no Brasil. Caderno Virtual de Turismo, vol. 3, núm. 4, p. 7-12. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2003.

CANDIOTTO, Luciano; BONETTI, Lucas. Trajetória das políticas públicas de turismo no Brasil. UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, v. 8, n. 19. Paraná, 2015.

CARVALHO, Clébia R. As políticas públicas de (re)ordenamento do turismo no brasil e suas repercussões para a região nordeste: novas ações do governo estadual baiano. Revista Geografia em Atos. Revista Geografia em Atos, n. 14, v.1, p. 48-63. Presidente Prudente, 2014a.

CARVALHO, Fabíola Cristina. Análise das influências internacionais sobre as políticas públicas de turismo no Brasil. CONGRESO LATINOAMERICANO DE INVESTIGACIÓN TURÍSTICA NEUQUÉN, 6. Anais... Neuquém, 2014b.

CARVALHO, Gisélia Lima. Perspectiva histórico-institucional da política nacional de turismo no brasil (1934-2014). Mercator, Fortaleza, v. 15, n.1, p. 87-99, jan./mar., 2016.

CÁSSARO, Elizandro Ricardo. Atividades de aventura: aproximações preliminares na rede municipal de ensino de Maringá. Monografia. Curso de Pós-Graduação - Especialização em Educação Física na Educação Básica, Universidade Estadual de Londrina, 2011.

FILGUEIRAS, Luiz. O neoliberalismo no Brasil: estrutura, dinâmica e ajuste do modelo econômico. Neoliberalismo y sectores dominantes. Tendencias globales y experiencias nacionales. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2006.

GALDINO, Letícia Cristina Fernandes; COSTA, Michele Leandro. Análise das principais políticas públicas de turismo no Brasil, da década de 1990 à atualidade. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica, v. 6, n. 4, Rio de Janeiro, Setembro de 2011.

GANEM, Angela. Adam Smith e a explicação do mercado como ordem social: uma abordagem histórico-filosófica. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2000.

GUTIERREZ, Gustavo. O lazer no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo à globalização. Conexões, v. 3, n. 1. Campinas, 2005.

HOLANDA, Francisco. Do liberalismo ao neoliberalismo: o itinerário de uma cosmovisão impenitente. 2. ed. Porto Alegre, 2001.

LAZARINI, Ricardo; BARRETO, Margarita. Políticas Públicas no Brasil para um Turismo Responsável. Revista Turismo Visão e Ação - Eletrônica, Vol. 16 - n. 1. 2014.

MULLER, Pierre e SUREL, Yves. O que é política pública? Do Livro L’analyse des politiques publicques, p.10-32. Paris, 1998.

OLIVEIRA, Sérgio Domingos; COVOLAN, Antônio Carlos. A Certificação do Turismo de Aventura no Brasil e o papel das Universidades no contexto da operação segura e responsável. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 5, 2008. - SeminTUR Turismo: Inovações da Pesquisa na América Latina Universidade de Caxias do Sul – UCS. Anais... Caxias do Sul, RS, 27 e 28 de Junho de 2008.

PIANHERI, Marília Viveiros. O liberalismo e sua decadência. São Paulo, 2014. Disponível em: http://mapianheri.jusbrasil.com.br/artigos/135223265/o-liberalismo-e-sua-decadencia Acesso em: 22 nov. 2017.

SILVA, Fabiana dos Santos; COSTA, Sarany Rodrigues; CARVALHO, Conceição de Maria Belfort. Políticas públicas de turismo no brasil: estratégias para administração da atividade no país. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 10, Outubro de 2013. Anais... 2013.

SILVA, Heloisa C. M. Deterioração dos termos de intercâmbio, substituição de importações, industrialização e substituição de exportações: a política de comércio exterior brasileira de 1945 a 1979. Revista brasileira polít. int., v.46 n.1. Brasília, 2003.

SMITH, Adam. A mão invisível. (obra extraída do livro: A Riqueza das Nações, de Adam Smith, 1776). Penguin & Companhia das Letras. Pág. 03-45. 2013.

TELES, Reinaldo, et al. Turismo e política externa brasileira: de Vargas a Dilma. Coleção Comunicação e Políticas Públicas, v. 20, Cap. 1, e de 7 a 9. Universidade Federal de Roraima, 2016.

Este estudo é uma análise referente às políticas públicas no setor turístico sob a óptica do reflexo do projeto neoliberal no Brasil. Procurou-se na literatura entre os períodos de 1990 a 2018 estudos a respeito da influência neoliberal nas medidas e políticas públicas no país, buscando uma reflexão econômica-sociológica de como esse fenômeno poderia se relacionar com o desenvolvimento do turismo e turismo de aventura. Ademais, houve um conjunto de políticas públicas investigadas que por sua vez trouxeram um maior entendimento a respeito da expansão e desenvolvimento do turismo no Brasil a partir da década de 1990. Através dessa investigação, foi possível constatar uma aproximação relevante entre as políticas públicas para setor turístico e o desenvolvimento expressivo do turismo neste período, inclusive para o turismo de aventura, vertente impulsionada pelas políticas públicas de reflexo neoliberal.

Acessar