O Relato de Experiência do Surgimento de Um Jogo: da Ociosidade a Criatividade
Por Jorge Both (Autor), Leticia de Matos Malavasi (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 5, n 10, 2003. Da página 143 a 148
Resumo
QUE É O JOGO?
Em nossas vidas sempre estamos competindo com algo. No momento que brincamos, muitas vezes o jogo está presente em nosso cotidiano. RETONDAR (2000) comentou que o jogo pode ser uma boa forma para conhecer a organização cultural de uma sociedade, assim descobrindo suas crenças, valores, tradições, etc. Para FREIRE (1987), a diferença entre esporte e jogo, mostrou que o primeiro é mais sistemático, regido por regras oficializadas por uma federação esportiva, enquanto o segundo, tem como característica a forma de ser praticado, pois as regras são estipuladas pelos participantes da atividade, obedecendo suas características pessoais. BRACHT (1989) fala que o esporte dentro do âmbito escolar tem uma relação de não adaptação da realidade da escola, sendo que isto acontece também em atividades atreladas em eventos de lazer. DAOLIO (1995) escreveu que a cultura corporal do indivíduo deve ser levada em consideração, portanto o meio em que o mesmo vive deve ser observado para a criação das atividade que são e serão desenvolvidas para a população em que está sendo trabalhada. Como o jogo é uma atividade adaptada, FREIRE (1998) comentou que deve-se considerar as idéias dos alunos, para a montagem da atividade. HILDEBRANDT e LAGING (1986) escreveram que o aluno deve ter uma grande participação da atividade, desde a organização, execução, e avaliação. Alguns jogos pré-desportivos e adaptados podem ser utilizados para a realização de uma aula ou evento recreativo. Portanto, iremos delatar o surgimento do jogo adaptado do “frescobol” durante um evento de lazer.