Resumo

Introdução: A organização administradora das principais competições de surfe WSL(World Surf League), passou por um importante reposicionamento de marca no ano de 2014 com a missão de atrair novos fãs para o esporte ao redor do mundo. Objetivo: Assim, esse trabalho tem como objetivo destacar a importância de se adotar novas posturas no mercado, de acordo com as mudanças de hábito do publico alvo, principalmente por conta do surgimento das novas mídias. Metodologia: O desenvolvimento do presente trabalho se deu por meio de pesquisas bibliográfica e tomando como referência o sucesso obtido pela WSL(World Surf League), foi realizado um estudo do caso e utilizado o método de pesquisa bibliográfica com a intenção de dar um embasamento teórico a respeito das diversas estratégias adotadas pela entidade organizadora do esporte. Resultados e Discussão: Observa-se que o surfe passou por quatro fases marcantes em sua história, cada uma delas teve um papel importante para que o esporte chegasse ao momento que se encontra hoje. Os nativos polinésios que usavam suas pranchas feitas de madeira para se divertir contribuíram com o pontapé inicial; os havaianos Fred Hemmings e Randy Rarick que profissionalizaram o esporte criando a IPS (International Profesional Surfers); o australiano Iain Cairns que liderou a mudança da entidade para ASP (Association of Surfing Profesional) passando a administrar todas as categorias de competição de surfe, e a evolução para WSL (World Surf League) organização que se mantém nos dias atuais, responsável pelas principais estratégias citadas nesse trabalho. Com o intuito de relatar a importância da utilização do marketing no reposicionamento da Liga mundial de surfe após se tornar WSL (World Surf League), foi destacada a valorização que passou a ser atribuída aos atletas, trabalhando a imagem dos profissionais para que se tornassem ídolos. Desta forma realizaram-se estudos para conhecer melhor os fãs de surfe, com o intuito de promover ações que aproximassem esses dois “atores” de extrema importância para qualquer modalidade esportiva, os fãs e ídolos. A utilização dos recursos da internet determinou as principais ações elaboradas pela WSL (World Surf League), ferramenta que teve influência na mudança de hábito dos consumidores de conteúdo esportivo. A internet possibilitou a transmissão de todos os eventos do circuito mundial em tempo real, contribuindo com o crescimento do esporte, atingindo um número muito maior de pessoas comparado com a forma que o surfe era acompanhado anteriormente, conquistando assim, mais fãs, resultando no fechamento de grandes patrocínios e até sendo utilizado como modelo pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com o objetivo de atingir um público mais jovem para as Olimpíadas.