O Resgate do Jogo Popular Como Elemento Pedagogico no Processo de Escolarização de Crianças do Sertão da Bahia
Por Sergio Renato Souza (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho nasce apartir da proposta de intervençaõ da disciplina Fundamentos Teoricos e Metodologia do Jogo do Curso de Pedagogia na Modalidade PAFOR da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) ofertado no Nucleo da Cidade de Sátiro Dias na região Sertaneja do estado da Bahia. Sendo assim foi proposto aos professores (acadêmicos) um trabalho de catalogação dos jogos populares caracteristicos da região (atraves da narração das memoria dos moradores da cidade) e a utilização dos mesmos como elemento ludico no ensino das disciplinas de escolares do ensino fundamental menor da rede municipal de ensino.
Este trabalho torna-se relevante pois pretende-se recontextualizar a ação do jogo e a brincadeira enquato uma atividade que parte da exponteneidade humana com sua proprias regras de com limites de tempo e espaço espaço, acordada entre seus participantes segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentido de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana