O Rugby em Cadeira de Rodas no âmbito da Universidade: Relato de Experiência da Universidade Estadual de Campinas
Por Luis Gustavo de Souza Pena (Autor), Anselmo de Athayde Costa e Silva (Autor), Luis Felipe Castelli Correia de Campos (Autor), Rafael Botelho Gouveia (Autor), José Júlio Gavião de Almeida (Autor), Edison Duarte (Autor), Paulo Ferreira de Araújo (Autor), José Irineu Gorla (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 28, n 4, 2014. Da página 616 a 669
Resumo
O “Rugby” em Cadeira de Rodas (RCR) é uma modalidade paralímpica praticada por pessoas com deficiência física e a participação das universidades é importante para seu crescimento. Este estudo descreveu o desenvolvimento do RCR na extensão universitária, através do estudo de caso no projeto de extensão da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O RCR relaciona-se com o ensino, pesquisa e extensão; através do contato com a modalidade nas disciplinas; realização de estudos; oportunidade de prática e contato com a comunidade. A extensão universitária é um espaço importante para a vivência prática de alunos de Educação Física e contato com a comunidade. Através da aproximação da ciência com a prática, o RCR é trabalhado de forma consistente, alcançando bons resultados esportivos.