O Rugby na Educação Física: da Formação de Professores Aos Festivais Interescolares
Por Gabriel Gustavo Bergmann (Autor), Gustavo Dias Ferreira (Autor), Ciana Alves Goicochea (Autor), Camila Borges Müller (Autor), Patrícia da Rosa Louzada Silva (Autor), Eraldo dos Santos Pinheiro (Autor).
Resumo
A escola é um importante ambiente para o desenvolvimento da prática de atividade física e esportiva. Assim, com o intuito de desconstruir a polarização do esporte escolar, o rugby emerge como alternativa para aulas de Educação Física (EF). Diante do exposto, o objetivo do presente artigo foi descrever o processo de inserção do rugby no âmbito escolar na cidade de Pelotas/RS. Este estudo de caso tem origem em um projeto de extensão desenvolvido para difundir o rugby nas escolas de Pelotas-RS. Entre os anos de 2015 e 2017, com a participação de 102 professores no projeto, aproximadamente 9.600 alunos tiveram contato com o rugby durante as aulas de EF e 995 alunos, em festivais. Ademais, a maioria dos professores buscou a modalidade como uma nova alternativa de conteúdo e esperava conseguir aprendê-lo e inseri-lo nas aulas. Por fim, o rugby, além de ser inserido nos planos de ensino dos professores, passou a ser considerado como uma alternativa viável e positiva às aulas de EF.