Resumo

A proposta deste artigo tem por objetivo apresentar o Rugbycomo um novo tipo de esporte que pode ser implantado nas aulas de Educação Física, através do qual os alunos podem desenvolver o espírito de equipe, companheirismo, lateralidade e ampliar a destreza motora. Para tanto, considera-se importante conhecer a história do Rugby, suas regras e como se dá a iniciação do mesmo, analisar as contribuições da prática do Rugbycom tratamento educacional, bem como, verificar a possibilidade de implantar o Rugbycomo um novo esporte nas aulas de Educação Física, mostrando que o mesmo pode ajudar no desenvolvimento dos alunos e na socialização deles com os colegas. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, para que se possam apresentar os pensamentos de diversos autores sobre o tema. A relevância do estudo é justificada tendo em vista as atividades esportivas presenciadas no âmbito escolar considerando que esta modalidade esportiva é desconhecida pelos adolescentes da região fronteiriça e por ser um esporte coletivo que pressupõe a participação de todos promove a inclusão de todos os alunos, exigindo que todos cooperem entre si, eliminando qualquer tipo de discriminação. Este estudo teve como abordagem a pesquisa qualitativa e ação, fizeram parte do estudo 24alunos de 11 a 12 anos, tendo como base a ampulheta de Gallahue e Ozmun (2003) onde encontram-se no estagio de aplicação. Foram utilizadas em aulas vídeos para o auxilio e melhor entendimento sobre o jogo em questão. Para a coleta de dados utilizou MENDESet al (2015) que traz a importância de ser trabalhado o esporte; GARCIA e MOURA (2011) na aplicação das regras utilizadas. Em relação a discussão e resultados foi aplicado um questionário com 5 respectivas perguntas sendo duas questões abertas e três objetivas abertas, utilizando de uma aula semanal procurando aplicar as opiniões dadas pelos alunos por meio dos questionários, assim observamos o grande interesse que os alunos apresentam na pratica do Rugby, sendo assim considera-se que a pratica do Rugby nas aulas de Educação Física só vem a enaltecer as aulas e melhorar mais o desempenho físico dos alunos e com seus colegas.

Acessar