O Sentido da Educação Física nos Discursos Oficiais e o Cotidiano em Uma Escola Pública Cearense
Por Ariza Maria Rocha (Autor).
Em Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação v. 11, n 38, 2003.
Resumo
Vista para muitos como "coisas sem importâncias", o cotidiano desvela os significados em que o homem atribui ao seu mundo e que neste, apesar dos sentidos que o homem inventa, é também constituído pela cultura e a história. Partindo de tal pensamento, foi possível conhecer o cotidiano da Educação Física em uma escola pública da rede estadual de ensino do Ceará e confrontar com o que se encontra nos discursos oficiais.
Chamo, aqui, de Educação Física a educação corporal de uma formação humana, que outorga no corpo a memória social e cultural, com seus símbolos, normas, sentidos pelos itinerários da história.
O corpo é uma construção simbólica criada pela significação imaginária social, e como tal, é um espaço cheio de significados compartilhado pelo sociedade. Nele encontramos as 3 marcas da cultura humana, ou ainda, de um suporte dos signos sociais instituídos para explicar a origem do mundo e da sociedade. Assim, na condição da existência do homem, o corpo é moldado a partir das exigências da sua sociedade, sendo marcado, também, pela divisão social do trabalho e pelas classes sociais.