Resumo

O estudo tem a intenção de trazer, para a cena da Educação Física brasileira, um debate maior sobre a construção do sexismo no cotidiano da escola. Teve o objetivo de investigar sobre a manifestação e/ou reprodução dos estereótipos de gênero nas aulas de Educação Física e nas atividades lúdicas e motoras, em crianças de 2a e 3a séries do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC – Seropédica, RJ. A investigação se desenvolveu através de uma pesquisa qualitativa de observação participativa, tendo como eixo condutor a abordagem etnográfica, através do acompanhamento das aulas, interpretação dos desenhos elaborados pelas crianças, entrevistas, filmagem, fotos e aplicação do Teste de Estereótipos de Gênero nas Atividades Motoras – TEGAM - com as crianças e professoras. O estudo procurou levantar informações relevantes da cultura do grupo, buscando entender os diversos eventos que se instalam ou transformam as condutas sociais. O universo da escola é dividido. As crianças percebem as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física como separadas por sexo, apesar de mistas. Meninos e meninas ocupam espaços diferentes para a prática das atividades lúdicas, poucos meninos brincam juntos com as meninas, e estas brincam menos ainda com eles, pois permanece, no espaço recreativo, a idéia do campo de futebol como universo sagrado masculino. Através da aplicação do TEGAM, os estereótipos femininos apontados pelos meninos foram: a falta de habilidade feminina, a feminilidade, a vaidade e a infantilidade; e os estereótipos masculinos apontados pelos meninos: machismo, vigor físico, agressividade; As meninas apresentaram os seguintes estereótipos masculinos: machismo, agressividade, vergonha e vigor físico; e os femininos: a falta de habilidade feminina, feminilidade e infantilidade. Os estereótipos apontados pelas professoras, como dificultando a participação dos meninos em algumas brincadeiras e jogos foram: machismo e vergonha; e para as a participação de meninas em determinadas atividades foram: feminilidade e vaidade. Através de 47 desenhos foi possível observar que há separação por sexo nas atividades lúdicas e motoras das crianças do CAIC, fato que pôde ser distinguido nitidamente através de três grupos de desenhos: Grupo A (22 desenhos), que apresenta a separação entre os sexos no que se refere aos espaços de ocupação por cada sexo e às atividades motoras diferenciados para meninos e meninas; Grupo B (9 desenhos), que aponta para uma interação entre os sexos, porém sugerindo confronto, e, em alguns desenhos, apontando para a superioridade masculina; e o Grupo C (16 desenhos), que mostra a participação de meninos e meninas brincando juntos. Finalmente, pôde-se verificar que a escola perpetua e reforça os comportamentos considerados adequados para meninos e meninas, oriundos da educação familiar, fato que contribui para que as crianças sejam desencorajadas a praticar as atividades corporais consideradas não adequadas ao seu sexo. A escola, mais do que a reprodução dos padrões baseados nos papéis sexuais, parece implementar uma educação dos corpos com base no sexo.

Acessar Arquivo