O Significado da Disciplina Prática de Ensino no Processo de Formação do Licenciado em Educação Física
Por Celeine Maria Letro Casita (Autor), Lília Domingos Baracat (Autor), Ricardo Augusta de Jesus Sales (Autor).
Resumo
O presente trabalho vem relatar a importância da disciplina Prática de Ensino no processo de formação dos licenciados em Iducação Física da UFMG. A disciplina rem por objetivo, propiciar ao aluno em sua formação, a oportunidade de compreender e explicar o processo de ensino-aprendizagem, que veio a suprir deficiências na formação relativas a probkmatização de questões que vôo além da aptidão física e do gesto técnico. 'inseridos neste contexto e envolvidos por um momento de busca de outras propostas e concepções de ensino, optamos por estagiar na Escola de Ensino Fundamental de Centro Pedagógico. pelo fato de essa escola atender as nossas aspirações com relação a um projeto político-pedagógico difèrenciado daquele que vivenciamos até o momento. O estágio no Centro Pedagógico, o planejamento da disciplina Prática de Ensina, a relação professor orientador-estagiário, o exercício da competência comunicativa e as leituras orientadas, foram pontos relevantes no decorrer da disciplina e foram abordados neste trabalha A mesma veio reafirmar a possibilidade de desenvolver uma prática pedagógica condizente com a necessidade de formação de sujeitos críticos, conscientes de seu papel enquanto transformadores sociais.