Resumo

O significado atribuído ao judô paralímpico pelo atleta está vinculado ao desempenho competitivo e o reconhecimento da prática em seu contexto social. O objetivo deste estudo é trazer elementos para reflexão e compreensão do significado de ser atleta de judô paralímpico. O método foi baseado na história de vida de um atleta de judô deficiente visual, ganhador de cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de bronze, em jogos paralímpicos, com base na teoria apresentada por RUBIO (2001). Os dados foram coletados por meio de uma entrevista por meio da qual se solicitou que o atleta contasse sua história de vida e observou-se a importância que o participante atribui aos eventos e experiências que lhe são marcantes na sua trajetória esportiva e de vida. Os resultados norteiam e contribuem para a necessidade de se perceber o significado da prática esportiva atrelado ás vivencias que o indivíduo tem e as emoções que a prática evoca no contexto esportivo e o modo como repercute e representa uma etapa da sua carreira. Dado o exposto, o sentido atribuído ao esporte aparece de forma singular na relação atleta-esporte que norteia a condição de lugar para viver, ser, sentir e significar a prática esportiva, pois o indivíduo em questão vincula o significado da prática aos sentimentos que evoca ao recorrer á memória, os momentos e eventos importantes que vivenciou. Dessa forma, os espaços físico e social são culturalmente estruturados pelo sujeito, por vivenciar nestes espaços emoções que permanecem vivas na memória coletiva e adquire um significado que transcendem ao sujeito no que tange a identificação com a torcida, a valorização da moral e ética, o representar a nação, a luta incessante pela vitória, o pertencer a um importante clube, conquistar títulos e obter um posto de trabalho muito almejado, porque proporcionam reconhecimento e a aprovação, sentimentos esses importantes que influenciam na construção de significado da prática esportiva.

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