O Silêncio é de Ouro e a Palavra é de Prata? Considerações Acerca do Espaço da Oralidade em Educação de Jovens e Adultos
Por Janine Fontes de Souza (Autor), Kátia Maria Santos Mota (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED v. 12, n 36, 2007. Da página 505 a 514
Resumo
Este artigo objetiva estabelecer parâmetros comparativos sobre a escrita e a oralidade, com base nos estudos sociolingüísticos. Ao mesmo tempo, apresenta novas perspectivas sobre a pedagogia da oralidade em educação de jovens e adultos, vinculada às necessidades comunicativas dos alunos na sociedade contemporânea. Enfoca o diálogo, a interação verbal e a competência comunicativa como componentes essenciais da educação lingüística. Compreendendo a fala como ferramenta primordial para a expressão de pensamentos, crenças e atitudes, assim como espaço de fortalecimento de identidade e direito social na formação de cidadania, as autoras posicionam-se criticamente sobre as práticas metodológicas do ensino da oralidade nas escolas.