O skate como ferramenta do esporte educacional: análise da gestão de entidades da região metropolitana de Curitiba
Por Jaciara do Carmo Frasão (Autor), Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima (Autor), Ivan Furegato Moraes (Autor).
Resumo
: O skate brasileiro passou por inúmeras conjunturas, dentre elas, uma se destacou, a qual provocou maior interferência na pratica do skate em ambientes públicos, foi a associação do skate com o ato de marginalidade (OLIC, 2014). Mas quando skate teve sua participação oficializada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, houve uma mudança neste cenário. Esse progressão foi de grande importância para a consagração da modalidade (Nantes, 2021). Este fato, fez com que aumentasse a busca por locais adequados pra a prática e por aulas com professores especializados, isso oportunizou a criação de novos ambientes para a prática, provocando certo interesse de investimentos por parte do poder pública voltada para a modalidade (Redação Sou Mais Bem Estar, 2022). Junto com crescimento e a popularidade do skate, surge a importância de citar a função socializadora inserida na modalidade, este é um dos motivos que atraem e permite manutenção de diversos praticantes (Coelho,2015). Isso mostra que as relações pessoais e sociais proporcionadas pelo skate são um dos principais motivos que levam os indivíduos a procurarem e permanecerem praticando do skate (Coelho,2015). E a vertente social deste esporte, favorece o aumento gradual no número de ações sociais ligados a ela no Brasil (Heiderich, 2021). Essas ações são executadas tanto por voluntários quanto por profissionais, utilizando o skate como uma ferramenta de acesso à cultura e ao esporte (Heiderich, 2021). No entanto, mesmo com o aparente interesse de investir no skate, ainda não há grandes apoios ou patrocínios para o desenvolvimento de muitos desses projetos, o que dificulta a realização, manutenção, gestão a e ampliação dos mesmos, levando a suspensão das atividades, o que afeta a vida de muitas crianças e jovens (Heiderich, 2021). Objetivos: analisar a gestão de organizações esportivas socioeducacionais da região metropolitana de Curitiba, que adotam o skate como base das suas atividades. Métodos: Foi realizado uma pesquisa descritiva, de campo e de abordagem qualitativa por meio de entrevista em profundidade no formato semiestruturado (Gil, 2002; Prodanov, 2013; Creswell, 2007; Edwards; Skinner, 2009; Manzini, 2003), aonde foi utilizado um roteiro o qual teve como referência o instrumento utilizado por Vanucci (2019) e baseou-se nas funções administrativas de planejamento; organização; execução; controle e avaliação (Jacobsen, 2017; Maximiano, 2000). As entidades analisadas foram definidas levando em consideração o objetivo da pesquisa e o local da sua sede, de forma a se obter acesso direto às organizações esportivas selecionadas.