Resumo

Sorvebol é um novo esporte brasileiro, criado em 2003, pelo professor Cláudio Mendes, em uma escola pública de Minas Gerais. Os materiais utilizados para a prática são cones e uma bola, e a partida tem como objetivo de pontuar na quadra adversária. Os adolescentes com espectro autista apresentam, em geral, dificuldades na comunicação, na adaptação, na tomada de decisões e na interação social. Com a adaptação do Sorvebol na escola, auxilia diretamente no desenvolvimento de capacidades motoras de forma lúdica e nas tomadas de decisões, além da interação social, saúde mental e bem-estar, em geral. O objetivo do estudo é descrever a vivência do jogo Sorvebol como forma de inclusão de adolescentes com espectro autista nas aulas práticas de Educação Física escolar. Metodologia: Refere-se à um relato de experiência no estágio supervisionado do curso de Licenciatura de Educação Física da UFPE/CAV, realizado na Escola de Referencia em Ensino Médio Professora Eudóxia de Alcântara Ferreira, no município de Vitória de Santo Antão - PE, na turma do 2º ano A, formada por 27 alunos. A aula foi ministrada pelos estagiários com a supervisão do preceptor. Na quadra foi entregue um cone a cada aluno que formaram quartetos, onde a adaptação ao jogo foi livre e em seguida, realizou-se um jogo com adaptações. Resultados e discussão: O surgimento de um novo jogo incentivou os alunos a participar da aula prática de Educação Física, em seguida ocorreu um diálogo entre os participantes do jogo, salientando que suas adaptações auxiliam diretamente na melhoria da coordenação motora, equilíbrio e planejamento do movimento, favorecendo as capacidades cognitivas, além de estimular diretamente: atenção, autonomia e socialização. Conclusão: Identifica-se a importância das adaptações pedagógicas, tendo a finalidade de desenvolver aspectos importantes para o adolescentes, à medida que proporcionam melhorias no desenvolvimento, tomada de decisões e capacidade de adaptação e cooperação.

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