Resumo

182 f. : il. color. ; 30 cm.

Entende que a Educação Física escolar é um componente curricular obrigatório com saberes, valores e normas inerentes ao processo de desenvolvimento para o exercício da cidadania e da qualificação para o mundo do trabalho e que o esporte integra uma de suas unidades temáticas. Observa que a prática esportiva continua sendo abordada por padrões tradicionais de ensino. Apresenta a Pedagogia do Esporte como alternativa metodológica inovadora para a compreensão do esporte no contexto escolar. Objetiva descrever uma unidade didática do modelo Sport Education no ensino de handebol nas aulas de Educação Física. Discorre que tal proposta busca valorizar as diversas formas de aprendizagem, transcendendo o saber-fazer (procedimental). Delimita o universo da pesquisa a 29 alunos entre 12 e 13 anos matriculados em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de Cuiabá-MT. Emprega abordagem qualitativa do tipo etnográfica. Aplica a observação participante e procedimentos de intervenção na aplicação da unidade didática. Utiliza diário de campo, questionário com perguntas abertas e grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Integra seis características do esporte sistematizadas por Daryl Siedentop: época esportiva, afiliação, competição formal, registro estatístico, festividade e evento culminante. Analisa e interpreta dados selecionados a partir de codificação simples determinada em três etapas: leitura de documentos, codificação de materiais e categorização de códigos. Os resultados demonstram que o Sport Education tem potencial para proporcionar ao corpo discente condições para se tornarem esportistas autênticos, competentes, cultos e entusiastas da prática. Conclui que as experiências advindas dos diferentes papéis/funções e o ensino dos aspectos técnicos, táticos, históricos e de valores evidenciam a inclusão, motivação, assimilação e o entusiasmo pelo esporte. Sinaliza que o Sport Education pode ser utilizado pelos professores de Educação Física que atuam no contexto educacional brasileiro como ferramenta pedagógica capaz de proporcionar experiências positivas por meio da vivência autêntica dos esportes, fomentando a ampliação dos saberes da cultura corporal. Aponta que o modelo promove a autonomia e a responsabilidade do corpo discente tornando-o protagonista de seu próprio desenvolvimento.

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